Como funciona o ranqueamento de sites do Google?

  1. Home
  2. »
  3. Google
  4. »
  5. Como funciona o ranqueamento de sites do Google?

Compartilhe nas redes sociais

Assine nossa newsletter

Como-funciona-o-ranqueamento-de-sites-do-Google

O Google é um mecanismo de busca. Ele usa algoritmos para fazer o ranqueamento de sites por relevância, popularidade e outros fatores. 

Mas como ele faz isso? Neste artigo você vai entender o funcionamento e ainda confere 5 dicas sobre como aparecer nos primeiros resultados de busca do Google!

Como funciona o ranqueamento de sites do Google?

O algoritmo de classificação do site do Google é um processo complexo e em constante evolução que leva em conta mais de 200 variáveis.

O principal objetivo do ranqueamento do Google é fornecer aos usuários os resultados mais relevantes para seus termos de busca, mantendo-os ao mesmo tempo envolvidos com o mecanismo de busca e sua plataforma de publicidade.

O peso de cada fator depende da consulta de pesquisa e do usuário, mas os princípios gerais do algoritmo de ranqueamento de sites do Google são:

1. O Google analisa o número de links para seu site a partir de sites externos.

2. Também analisa quanto tráfego esses sites externos têm, e quão respeitáveis eles são (ou seja, são considerados de alta qualidade por outros mecanismos de busca ou por usuários?).

3. Analisa a idade do seu site e com que frequência ele foi atualizado recentemente (ou seja, se você não atualizar seu site regularmente, ele será desvalorizado).

4. Também analisa que tipo de conteúdo seu site contém, como por exemplo, se ele tem muitas imagens ou vídeos, ou se é baseado principalmente em texto (uma vez que estes tipos de páginas tendem a se classificar melhor do que outras).

Como aparecer nos primeiros resultados de busca do Google?

Se você está tentando vender um produto ou serviço, promover sua marca ou apenas conseguir que mais pessoas visitem seu site, aparecer nos primeiros resultados de busca no Google é uma boa ideia.

Infelizmente, não é fácil.

O algoritmo que determina quais sites aparecem nos principais resultados do Google é complicado e sigiloso – mas há maneiras de otimizar seu site para aumentar suas chances de aparecer na primeira página de resultados.

Aqui estão algumas dicas para que seu site seja bem ranqueado pelo Google:

1. Use palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio e conteúdo;

2. Certifique-se de que seu site seja ágil e bem arquitetado;

3. Adicione ao seu site conteúdo de alta qualidade que seja relevante para as consultas de busca dos usuários (mas não o encha com frases-chave-pesadas);

4. Inclua links de outros sites relevantes para o seu (por exemplo, se você tem um blog sobre psicologia, faça um link de outros blogs onde você fala sobre psicologia);

5. Certifique-se de que todas as suas páginas tenham um texto de fácil leitura e compreensão, além de ser otimizado para os mecanismos de busca.

Veja estas outras recomendações:

Precisa de ajuda?