Persona x público-alvo: qual a diferença e como traçar do meu negócio?

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O que é Persona?

Uma persona é uma pessoa hipotética que você imagina ser o usuário ideal do seu produto ou serviço. 

Uma persona é fictícia e não existe na vida real, mas ajuda você a entender que tipo de persona você está visando, quais são seus objetivos e como eles se comportam. Uma boa persona tem um nome e uma foto, o que torna mais fácil para todos em sua equipe lembrarem-se para quem estão projetando.

Exemplos de Personas 

#1

João é um homem de 33 anos que vive em São Paulo-SP. Ele trabalha como contador em uma empresa de contabilidade e ganha R$40.000 por ano. Ele é casado com sua namorada do colegial e tem dois filhos com menos de 5 anos de idade. Ele gosta de passar seu tempo livre jogando tênis com os amigos, fazendo caminhadas com sua família, lendo livros sobre política e eventos atuais, e assistindo filmes. João adora comer em restaurantes em São Paulo onde pode conseguir bons sushis ou churrascos coreanos – e encontra esses restaurantes lendo críticas pelo Google.

#2

Jane é uma mulher de 25 anos que vive na cidade de Curitiba-PR. Ela trabalha como analista júnior em um banco de investimento e ganha R$75.000 reais por ano. Ela é solteira. Jane gosta de se exercitar na academia quatro vezes por semana, sair para tomar café com seus amigos a cada dois fins de semana, ir às compras quando precisa de algo novo para o trabalho ou ela mesma (ela faz compras principalmente on-line), e ver séries na Netflix.

Para desenhar uma persona, você vai querer começar com algumas informações básicas:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu nível de escolaridade?
  • Qual a sua ocupação? (trabalha? estuda?)
  • Qual a sua renda média mensal?
  • Qual o seu estado civil?
  • Tem filhos?
  • Onde você mora?
  • Com quem você mora?
  • Você mora em área urbana ou rural?
  • Quais são os seus principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
  • Por quais assuntos você mais se interessa?
  • Quais são as suas principais fontes de informação?
  • Quais as suas redes sociais favoritas?
  • O que você faz nas horas vagas?
  • Quem você considera um influenciador nas suas decisões de compra? Ou quais meios de comunicação você acessa antes de decidir por uma compra?
  • O que te fez escolher a nossa empresa?
  • Qual problema te levou a nos procurar?
  • Quais benefícios os nossos produtos e serviços oferecem para você?
  • Como você ficou sabendo da nossa empresa?
  • Com que frequência você utiliza os nossos produtos ou serviços?

O que é Público-alvo?

O público-alvo é mais específico do que persona: descreve as pessoas que podem estar interessadas em seu negócio. Por exemplo, se você estiver vendendo produtos de maquiagem para mulheres maiores de 35 anos que têm filhos menores de 18 anos, então seu público-alvo seria mulheres maiores de 35 anos com crianças menores de 18 anos que estão interessadas em comprar produtos de maquiagem.

Você pode criar um público alvo usando informações demográficas como idade, sexo e localização, ou usando informações psicográficas como seus interesses, valores e atitudes.

Exemplos de Público-alvo

#1

A verdade é que seu público-alvo é formado por mais de um grupo de pessoas – geralmente é uma combinação de diferentes demografias. Por exemplo, se você é um negócio focado na venda de brinquedos infantis on-line, você vai querer saber quantos pais estão usando o site para que você possa ter certeza de que eles encontrem o que estão procurando. Mas você também vai querer saber quantos avós estão visitando o site porque eles querem comprar presentes para seus netos.

#2

Se você vende roupas on-line, então homens entre 35 e 60 anos podem estar interessados em comprar em sua loja porque eles mesmos estão começando as famílias ou comprando para a festa de primeiro aniversário de seus filhos. Mulheres entre 25 e 35 anos também podem estar interessadas em comprar em sua loja porque estão procurando algo na moda, mas também suficientemente confortável para poderem usá-lo diariamente.

Para delimitar seu público-alvo, você vai querer começar com algumas informações básicas:

  • Quais são alguns pontos em comum entre as pessoas que têm mais probabilidade de comprar de mim? De quem são elas (idade, sexo)? 
  • Onde eles moram? 
  • Quanto dinheiro eles ganham? 
  • Que tipo de educação elas têm? 
  • Que tipo de trabalho eles têm? 
  • Existem outros fatores que os tornam semelhantes ou diferentes uns dos outros? 
  • Quero que todas essas coisas se apliquem ao meu público-alvo ou apenas algumas delas? 
  • Este grupo será capaz de pagar minhas ofertas o suficiente para que ambos possamos ter lucro juntos (se aplicável)?

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