Pesquisar
Close this search box.

Funil de vendas: o que é, etapas e vantagens

Compartilhe nas redes sociais

Assine nossa newsletter

Funil-de-vendas-o-que-e-etapas-e-vantagens

O que é funil de vendas? 

O funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a identificar e segmentar sua base de clientes. Ele ajuda você a acompanhar a jornada do cliente desde a conscientização até a compra, e mostra quais clientes são mais propensos a comprar do que outros.

É uma forma de aumentar as vendas, mas também é uma forma de reduzir custos, assegurando que as pessoas interessadas em seu produto não caiam pelas fendas.

Os funis de venda têm quatro etapas. Cada etapa tem seus próprios objetivos de fazer com que os clientes passem pelo funil e garantir que eles acabem com o produto que você quer que eles tenham.

As etapas de um funil de venda são:

1) O topo do funil está para a conscientização

Este é o primeiro passo em qualquer funil de venda. É quando você começa a fazer com que as pessoas reparem em você e em seu produto ou serviço (sendo ativo nas mídias sociais, enviando e-mails, etc.). O objetivo desta etapa é fazer com que as pessoas se interessem o suficiente pelo que você tem a oferecer que elas queiram saber mais sobre isso e eventualmente comprar.

2) O meio do funil está para a consideração

É aqui que as pessoas começam a fazer suas pesquisas sobre vários produtos ou serviços como o seu. Elas ainda estão decidindo se vão ou não, comprar algo agora, ou mais tarde – e se mais tarde, por quê? Você deve se envolver ativamente com clientes potenciais durante esta etapa para que eles saibam quem você é e o que faz com que seu produto seja único no mercado hoje.

3) O fundo do funil está para a decisão

É aqui que os clientes decidem final sobre se querem ou não comprar o que você está oferecendo; se assim for, então eles passarão para o checkout

Resumindo…

  • O topo do funil é onde você encontra pessoas que estão apenas começando a pensar em comprar algo. 
  • O meio do funil é onde você encontra pessoas que estão prontas para fazer uma compra, mas que não têm certeza do produto que querem ou quanto podem pagar. 
  • E o fundo do funil é onde você encontra pessoas que decidiram e que estão prontas para comprar de você.

Aqui estão cinco das muitas vantagens de usar um funil de vendas:

1. Um funil de vendas o ajudará a organizar seus produtos e serviços em um formato fácil de navegar.

2. Um funil de vendas permitirá que os clientes vejam tudo o que precisam ao mesmo tempo, para que não se sintam sobrecarregados ou confusos ao decidir de compra.

3. Um funil de vendas o ajudará a fornecer informações de uma maneira fácil de entender, o que significa que mais pessoas poderão tirar proveito do que sua empresa tem a oferecer a eles!

4. Um funil de vendas aumenta a probabilidade de que os clientes que não têm nenhuma experiência com seu produto ou serviço se sintam confortáveis em comprar de você – e isto pode ser muito importante para as pequenas empresas que querem expandir sua base de clientes sem assumir demasiados riscos de uma só vez!

5. Um funil de vendas ajuda a manter os clientes envolvidos durante todo o processo, fornecendo-lhes informações úteis sobre o que estão comprando, bem como por que é importante que o façam agora em vez de mais tarde (o que torna mais fácil para eles confiar no que estão comprando).

Veja estas outras recomendações:

Precisa de ajuda?