Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: diferenças e como isso impacta meu site?

  1. Home
  2. »
  3. marketing digital
  4. »
  5. Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: diferenças e como isso impacta meu site?

Compartilhe nas redes sociais

Assine nossa newsletter

Trafego-Pago-e-Trafego-Organico-diferencas-e-como-isso-impacta-meu-site

Se você vive nas redes sociais, rodeado por conteúdos sobre comunicação, marketing e vendas, você já deve ter ouvido falar em tráfego pago e tráfego orgânico por aí, não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença entre os dois? Ou como cada tipo de tráfego impacta na visibilidade do seu site? Acompanhe o artigo para saber mais. 

Tráfego Pago

Tráfego pago é qualquer tipo de promoção online que envolva gastar dinheiro – você sabe, aquele anúncio no Facebook ou Instagram que aparece quando você menos espera. O tráfego orgânico também te possibilita pagar por anúncios em mídias sociais, anúncios do Google ou outros mecanismos de busca; você pode pagar por banners em outros sites; e pode até mesmo pagar pessoas para promover seu negócio através do boca-a-boca. O objetivo é conseguir que pessoas que nunca ouviram falar de seu produto ou serviço visitem seu website, onde possam comprar algo ou se inscrever para uma assinatura.

Benefícios do Tráfego Pago

O tráfego pago é ótimo porque permite que você direcione a demografia específica e veja quantos cliques seu anúncio recebe em tempo real. Você também pode escolher as palavras-chave que as pessoas digitam nos motores de busca quando estão procurando sites como o seu. Isto significa que você pode alcançar clientes potenciais quando eles estão procurando ativamente o que você tem a oferecer!

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é o tipo que você recebe de graça – é o resultado natural de pessoas encontrarem seu website por meio de mecanismos de busca como Google ou Bing. O tráfego orgânico pode vir também de plataformas de mídia social como Facebook e Twitter; boletins informativos enviados via e-mail, etc. O tráfego orgânico não custa nada diretamente – mas requer tempo e esforço de sua parte, criando conteúdos envolventes que as pessoas querem ler, sejam eles posts em blogs ou vídeos.

Benefícios do Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico também tem suas vantagens; uma delas é que não custa nada além dos custos iniciais envolvidos na criação de um site ou blog (que variam muito). A outra vantagem é que é provável melhorar com o tempo, pois há mais ferramentas disponíveis do que nunca para rastrear o que funciona melhor com mecanismos de busca como o Google.

Entretanto, com o tráfego orgânico, não há garantia sobre quantas pessoas acabarão vendo seu site – é baseado em algoritmos que rastreiam o conteúdo que os usuários estão procurando com mais frequência.

Então, qual tipo de tráfego eu devo optar? 

Ambos os tipos de tráfego têm seus próprios benefícios: o tráfego pago ajuda você a alcançar mais clientes potenciais que podem ainda não estar cientes de seu negócio; o tráfego orgânico ajuda você a construir, sem custos, credibilidade junto aos clientes existentes, mostrando-lhes que você se preocupa em fornecer valor por meio de conteúdo de alta qualidade.

Veja estas outras recomendações:

Precisa de ajuda?